(21) 3649-2249
e-mail: contato@galtur.com.br
Finlândia
Finlândia

A Finlândia é um país escandinavo localizado na mesma península em que se encontram a Suécia e a Noruega. A população está concentrada no litoral do mar Báltico, onde a temperatura média anual é de 5°C. No norte, habitado pelos lapões, a média anual é de -0,4°C.

Com florestas que ocupam 80% de seu território, a Finlândia se destaca no comércio mundial de madeira e papel. Apesar de ter apenas uma curta estação para cultivo de produtos agrícolas, o país é auto-suficiente em carne, grãos e produtos derivados do leite.

Tribos escandinavas chegam à região no século VIII e empurram os lapões para o norte. No século XII, a Finlândia começa a ser conquistada e cristianizada pela Suécia. Quatro séculos depois se torna um grão-ducado sueco, disputado pela Rússia.

No século XVIII, a Suécia cede à Rússia a província de Viborg. Em 1809, o czar Alexandre I invade a Finlândia. No ano seguinte, o país é formalmente anexado ao Império Russo.

Um arquipélago de 6.554 ilhas, das quais 60 habitadas, formam as ilhas Aland, no mar Báltico, entre a Finlândia e a Suécia, no norte da Europa. Possui uma área de 1.527 quilômetros quadrados. Seu ponto mais elevado é Orrdalsklint, com 129 metros de altitude.

Grupos escandinavos compõem a população de nacionalidade “Alandic” (singular e plural; também adjetivo). A maior parte da população é de origem sueca e, embora as ilhas sejam território finlandês, o idioma sueco (Swedish) é a língua oficial, mas também é falado o finlandês (Finnish).

Os idiomas oficiais são finlandês e sueco, também se fala lapão, Sami (pouco) e russo a minoria. Seu idioma não tem parentesco com as demais línguas nórdicas ou do resto da Europa.


Península da Escandinávia: Finlândia, Noruega e Suécia.

Animal-símbolo: Urso-pardo (Brown Bear). Ave Nacional: Cisne-bravo ou cisne-cantor (Whooper Swan) é um cisne nativo do Hemisfério Norte.

Capital: Helsinque (Helsinki).

Religião: Cristianismo (evangélicos luteranos 89%, ortodoxos russos 1%), sem filiação 9%, outras 1% (1995).

Feriado Nacional: Självständighetsdagen (Dia da Independência): 6/12.

Territórios administrados: Ilhas Aland (Åland).

Moeda (numismática) – euro (01/01/2002). Anteriormente, marco finlandês. A palavra “markkaa” – Its etymology is the same as “mark”... “Pennia” (para moedas) deriva da palavra alemã “pfennig”.

Habitante: finês, finlandês. Os finlandeses chamam seu país de Suomen, que significa “terra dos mil lagos”. Na verdade, eles são cerca de 180 mil.

Capital: Mariehamn.

Localização do país – norte da Europa. Características – litoral plano; relevo baixo elevando-se na direção norte; planalto de Lapônia (N); colinas suaves; região de lagos (centro e S). Clima: temperado continental.

Divisão administrativa – 6 províncias subdivididas em municipalidades: Aland, Etela-Suomen Laani, Ita-Suomen Laani, Lansi-Suomen Laani, Lappi e Oulun Laani (singular – laani, laanit – plural). Cidades principais – Espoo, Tampere, Vantaa, Turku.

Patrimônios da Humanidade – Antiga Rauma; Fortaleza de Suomenlinna; Antiga Igreja de Petäjävesi; Moinho e Floresta de Verla.

 

 

Principais Destinos

Conhça os princiáis Destinos na Finlândia.

Helsinque
Tampere
Turku
Oulu
Lahti
Jyväskylä
Pori
Mikkeli
Kuopio
Vaasa
Lappeenranta
Joensuu
Solicite seu Destino

Preencha Abaixo Corretamente

Preencha os dados Corretamente

Atenção! Você ainda não está agendando sua viagem!

Analisaremos as informações fornecidas e entraremos em contato o mais breve possivel!